2 de abril de 2015

Boa Educação


Os meus pais sempre me educaram da melhor maneira, então desde sempre estou habituada a dizer "boa tarde" , "boa noite" , "obrigada", "se faz favor", todas aquelas palavras típicas de boa educação (não preciso de pôr aqui todas). Por hábito sempre que passo ao pé de alguém na rua (atenção só se for naquelas ditas "terrinhas" onde as pessoas todas se conhecem e por respeito cumprimentam-se sempre, não me refiro por exemplo no meio de Lisboa) e sempre que entro num estabelecimento público etc (vocês sabem)



E quando estou simplesmente distraída a pensar noutras coisas e não respondo aos cumprimentos que as pessoas me fazem fico a sentir-me mal quando percebo que não respondi, podem pensar que é um pouco idiota mas sou assim, penso "a pessoa deu-se ao trabalho de me cumprimentar por boa educação e eu nem resposta lhe dei" , também não gostava que fizessem o mesmo a mim. Eu só venho falar disto porque hoje aconteceu-me uma situação semelhante, estava eu na escola de condução (no fim da aula) e estava a ligar ao meu pai (ele ainda não tinha atendido) e depois duas pessoas ao saírem dizem "bom fim de semana e boa páscoa" eu tão distraída que estava (nem sei bem em quê) não prestei atenção mas quando oiço essas duas pessoas dizerem "desprezo" quando vão a sair aí é que percebo que não respondi....Podem pensar que levo isto muito a sério, mas sinceramente fico mesmo a sentir-me mal por não ter respondido pelo simples facto de que se fosse comigo também não gostaria que não me respondessem...

E é isto que sinto em relação a boa educação!



Beijinhos***

6 comentários:

  1. Tive uma educação como a tua e acho normal que te tenhas sentido mal por não responderes, mas não sejas demasiado dura contigo mesma! Não fizeste de propósito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tens razão, hei-de ponderar mais o meu "sentimento de culpa" por mais difícil que seja eheh :)
      Obrigada!

      Eliminar
  2. Compreendo a 100%! Mas eu vou um pouco mais ao limite, por exemplo, eu digo "bom dia" e se a pessoa não me responder eu vou repetindo "bom dia" cada vez mais alto até ela responder, resulta sempre! E mesmo que não tenhas ouvido, também não era preciso essa reação das outras pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela compreensão ahah e de gritar até ouvirem é mesmo teu eheh!!!!

    ResponderEliminar
  4. Compreendo-te tão bem! O mesmo já me passou várias vezes e em todas elas fiquei a sentir-me mal comigo mesma :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é? Por mais que queiramos não sentir mal, é inevitável :(

      Eliminar